Degeneração Macular (DMRI) – Prevenção

Agora que você já sabe o que é Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) (se você ainda não leu clique em http://www.centrodavisao.com.br/degeneracao-macular-dmri/ ) vamos conversar sobre como se prevenir.

A DMRI acontece , geralmente depois dos 50 anos, por vários fatores: hábitos de vida, exposição à radiação ultravioleta do sol desde o nascimento e fatores genéticos.

Mudança nos hábitos: parar de fumar (o tabagismo piora muito a DMRI), praticar exercícios físicos (melhora a circulação na retina), manter o peso controlado.

Uso de óculos de sol com filtro ultravioleta (UVA e UVB) é muito importante! Sabemos que a radiação do sol acumulada durante a vida é um dos fatores que proporcionam o aparecimento mais precoce da Degeneração Macular.

Atenção: uso de óculos escuros de procedência duvidosa, sem filtro UV, piora o problema, pois as pupilas dilatam e mais radiação entra no olho!

Essencial também é a alimentação! Devemos ingerir diariamente alimentos que contenham vitaminas e anti-oxidantes (auxiliam no funcionamento das células da retina). Dentre estes destacam-se os verdes escuros: brócolis, agrião, couve, espinafre, entre outros. Dar preferência a vegetais pouco cozidos para que a absorção dos nutrientes seja completa.

Exame periódico do fundo do olho, preferencialmente com oftalmologista retinólogo (especialista em retina) é muito importante, principalmente após os 40 anos. Pacientes que tem história familiar de DMRI são mais propensos a desenvolver a mesma doença. Em caso de aparecimento de drusas (pequenas manchas amareladas) na retina os estudos mostram que o uso de suplementos anti-oxidantes pode ser benéfico. Pacientes que não tem drusas não se beneficiam deste uso.

Lembre-se: se você tem alguém na família com Degeneração Macular (DMRI) a prevenção é o melhor remédio. Consulte um oftalmologista especialista em retina. Acompanhe o fundo de olho com exames complementares como retinografia, angiografia, mapeamento de retina e OCT.

Você sabia que nossa clínica Centro da Visão – Vitra possui os mais avançados equipamentos para estes exames? O OCT mais rápido (100.000 scans por segundo) e mais preciso; angiografia por infravermelho (sem contraste!) ; retinografia robotizada (não precisa dilatar as pupilas) são alguns destes equipamentos.

Veja mais em http://www.centrodavisao.com.br

Veja também http://www.clinicavitra.com.br

 

Comentários
Dr. Fabio Sabbag

Posted by Dr. Fabio Sabbag