DMRI

O que voce precisa saber sobre Degeneração Macular (DMRI)

Já ouviu falar em Degeneração Macular?

A Degeneração Macular Relacionada a Idade, ou DMRI, é o processo de “envelhecimento” da parte mais importante da retina.

Quando olhamos para um rosto, quando lemos ou assistimos Tv é esta área responsável pela visão central, pela nitidez e pelas cores que enxergamos.

Em algumas pessoas, geralmente após os 60 anos, a mácula começa a sofrer um processo degenerativo, piorando a visão central.

Retina Normal

 

 

Degeneração Macular (DMRI) com hemorragia

A DMRI pode ocorrer de duas formas principais:

Forma seca: atrofia lenta e progressiva da retina .
Forma úmida : sangramento ou vazamento de líquido subitamente embaixo da retina. É mais agressiva e necessita tratamento precoce.

O diagnóstico é feito através dos exames de angiografia e Tomografia de Coerência Óptica (OCT).

A boa notícia é que surgiram novas medicações, os antiangiogênicos (anti-VEGF), que tem a capacidade de diminuir os efeitos da DMRI e em muitos casos promover melhora parcial da acuidade visual.

Depois do surgimento destes medicamentos muitas pessoas que perderiam a sua visão útil foram salvas.

O tratamento consiste na aplicação da medicação diretamente dentro do olho, através de uma agulha extremamente fina. Realizado por médico especialista em retina e anestesia com colírios, é indolor. Não é necessário internamento ou tampão.

O sucesso do tratamento depende de vários fatores. O mais importante deles é o diagnóstico precoce. Por este motivo procurar um oftalmologista especialista ao aparecimento dos primeiros sinais é essencial.

No próximo artigo vamos conversar sobre quem são as pessoas mais sujeitas a ter DMRI, quais os sinais e como se prevenir.
Conhece alguém que pode precisar destas informações? Curta e compartilhe.

Quer  saber  mais?  Estou  à  disposição  para  solucionar  qualquer  dúvida  que  você  possa  ter,  e  ficarei  muito  feliz  em  responder  aos  seus  comentários sobre  este  assunto.  Leia  outros  artigos  e  conheça  mais  do  meu  trabalho  como  oftalmologista em Curitiba!

Comentários
Dr. Fabio Sabbag

Posted by Dr. Fabio Sabbag