A DMRI acontece, geralmente, depois dos 50 anos, por vários fatores:

  • Hábitos de vida;
  • Exposição à radiação ultravioleta do sol desde o nascimento;
  • Fatores genéticos.

Nesse caso, faz-se necessário mudar hábitos:

  • Parar de fumar (o tabagismo piora muito a DMRI);
  • Praticar exercícios físicos (melhora a circulação na retina);
  • Manter o peso controlado;
  • Usar óculos de sol com filtro ultravioleta (UVA e UVB) é muito importante! Sabemos que a radiação do sol acumulada durante a vida é um dos fatores que proporcionam o aparecimento mais precoce da Degeneração Macular. Atenção: uso de óculos escuros de procedência duvidosa, sem filtro UV, piora o problema, pois as pupilas dilatam e mais radiação entra no olho!
  • Essencial também é a alimentação! Devemos ingerir diariamente alimentos que contenham vitaminas e anti-oxidantes (auxiliam no funcionamento das células da retina). Dentre estes destacam-se os verdes escuros: brócolis, agrião, couve, espinafre, entre outros. Dar preferência a vegetais pouco cozidos para que a absorção dos nutrientes seja completa.

Também é necessário ir com periodicidade ao oftalmologista. O exame de fundo do olho, feito preferencialmente com oftalmologista retinólogo (um oftalmologista especialista em retina) é um exame muito importante, principalmente após os 40 anos. Pacientes que tem história familiar de DMRI são mais propensos a desenvolver a mesma doença. Em caso de aparecimento de drusas (pequenas manchas amareladas) na retina, os estudos mostram que o uso de suplementos anti-oxidantes pode ser benéfico. Pacientes que não tem drusas não se beneficiam deste uso.

Lembre-se: se você tem alguém na família com Degeneração Macular (DMRI) a prevenção é o melhor remédio. Consulte um oftalmologista especialista em retina. Acompanhe o fundo de olho com exames complementares como retinografia, angiografia, mapeamento de retina e OCT.

A Clínica Centro da Visão, em Curitiba, possui os mais avançados equipamentos para os exames que detectam a Degeneração Macular. O OCT mais rápido (100.000 scans por segundo) e mais preciso; angiografia por infravermelho (sem contraste!); a retinografia robotizada (que não precisa dilatar as pupilas) são alguns destes equipamentos.

Marque uma consulta com conosco (41) 3013-1121 ou
envie uma mensagem http://centrodavisao.com.br/contato/