DMRI

Quais são os tratamentos para DMRI?

Atualmente, existem tratamentos capazes de barrar a progressão da DMRI e, em alguns casos, até recuperar parte da visão perdida.

O tratamento varia conforme o tipo da degeneração macular relacionada à idade. Para a DMRI seca são utilizados antioxidantes, responsáveis por retardar a progressão da doença. Também é possível contar com o auxílio de óculos especiais, que permitem que o paciente volte a conseguir ler.

Já para DMRI exsudativa, costumam ser oferecidos antiangiogênicos, soluções terapêuticas administradas a partir de injeções intraoculares.

Tipos de tratamentos disponíveis

  •     Suplementação com vitaminas: pode reduzir a chance de progressão da forma seca para a úmida;
  •    Terapia anti-VEGF (Ranibizumabe ou Bevacizumabe): é realizada a injeção de medicações para bloquear o crescimento dos vasos anormais no fundo do olho. São necessárias pelo menos três aplicações mensais para a estabilização.
  •     Terapia Fotodinâmica: é a injeção de uma substância na veia, ativada com a luz de laser, que é aplicada no fundo de olho.
  •     Fotocoagulação com laser: pode ser feito em lesões que não estão no centro da mácula.

A indicação de cada tratamento depende da avaliação médica com o oftalmologista.

Tratamento para DMRI seca

Para os pacientes com esta complicação dá-se ênfase ao aporte nutricional feito pelo uso de complexos multivitamínicos específicos, o aconselhamento em relação aos hábitos alimentares e orientação quanto à exposição solar.

As vitaminas antioxidantes das frutas e vegetais contribuem para a saúde dos olhos. A suplementação ajuda a garantir que o paciente está recebendo uma variedade de vitaminas.

Como tratar o tipo exsudativo

Para os indivíduos com a forma hemorrágica e mais grave da degeneração, existem medicamentos chamados de antiangiogênicos. Eles são específicos para tratar as hemorragias causadas pelos vasos sanguíneos que foram gerados embaixo da retina e que, progressivamente, danificam a visão.

 Segundo estudos publicados no American Journal of Ophthalmology, o medicamento reduz em 50% a cegueira decorrente da degeneração macular relacionada à idade no mundo em seis anos.

Ele é injetado diretamente no olho, na porção posterior, chamada de cavidade vítrea, por meio de técnica detalhada e sem dor.

Degeneração em ambos os olhos

Para pessoas com o problema em ambos os olhos, uma opção para melhorar a visão pode ser cirurgia para implante de uma lente telescópica em um olho.

Parecida com um pequeno tubo de plástico, ela está equipada com lentes que ampliam o campo de visão. O implante pode melhorar tanto a visão à distância quando de perto.

Não há cura para a doença

A DMRI ainda não conta com uma cura, apenas tratamento. Ou seja, existe a possibilidade de controle na fase aguda, mas os efeitos podem voltar a progredir.

Assim, o paciente precisa ser acompanhado por um oftalmologista de maneira constante para não possibilitar novas crises e à intensificação do quadro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em Curitiba!

 

Comentários
Dr. Fabio Sabbag

Posted by Dr. Fabio Sabbag