DMRI

DMRI: Causas e Fatores de Risco

A principal causa da degeneração macular relacionada à idade é o envelhecimento, que provoca a perda de vitalidade das células da retina. A DMRI atinge principalmente pessoas de pele clara e com mais de 55 anos de idade.

O início do problema e a gravidade sofrem influência da exposição ao sol, tabagismo, hábitos nutricionais e associação com doenças metabólicas e circulatórias, como diabetes e hipertensão arterial.

Causas

As causas da complicação ainda não são conhecidas. Sabe-se que com o passar da idade acontece uma degeneração que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está a frente, além de possibilitar a visão de cores.

Uma das possíveis explicações para o problema é devido a depósitos de restos celulares no fundo do olho, que formam as drusas (espécie de “cristais” no fundo do olho). Essas iniciam um processo degenerativo, porque destroem os fotorreceptores presentes na retina.

Os fotorreceptores, por sua vez, são responsáveis por transmitir a imagem captada em forma de luz, via sinais elétricos para o cérebro, desta maneira a falta desses receptores prejudica a visão, levando à cegueira.

Fatores de risco

Pode ser desencadeada por uma série de fatores genéticos, metabólicos e ambientais.

A exposição excessiva à radiação solar está associada ao desenvolvimento deste processo degenerativo visual. Indivíduos de pele e íris mais clara estão mais vulneráveis à DMRI.

Fatores genéticos e hereditários, dieta rica em gorduras e doenças cardiovasculares, também estão relacionados às causas dessa patologia.

Outros fatores de risco determinantes para o surgimento incluem:

  •        Fumar: O tabagismo duplica o risco de desenvolvimento da complicação visual.
  •        Raça: É mais comum entre brancos do que entre afro-americanos ou hispânicos e latinos.
  •        História familiar: Pessoas com história familiar têm risco aumentado desenvolver o problema.

Pele clara

Pessoas de peles e olhos claros são mais suscetíveis à degeneração macular relacionada à idade. A explicação se dá porque elas têm menor proteção aos raios ultravioleta e a exposição excessiva à radiação solar pode favorecer o início da complicação.

Isso significa que tal grupo precisa adotar com ainda mais afinco algumas medidas preventivas. O uso de óculos escuros de marcas confiáveis, com proteção aos raios ultravioleta, e a utilização de bonés chapéus de abas largas, principalmente em locais de exposição solar intensa, como na praia ou na piscina, são fundamentais.

Prevenção da DMRI

A degeneração macular ocorre com menor frequência em pessoas regradas e que adotam um estilo de vida saudável. Tais atitudes reduzem o risco de aparecimento de DMRI, ou retardam a progressão do problema.

Por isso, para a prevenção também é importante:

  •        Exercitar-se regularmente;
  •        Manter os níveis de pressão arterial e colesterol normais;
  •        Manter uma dieta saudável rica em legumes, fruta e peixe.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oftalmologista em Curitiba!

 

Comentários
Dr. Fabio Sabbag

Posted by Dr. Fabio Sabbag