Project Description

OCT – Tomografia de Coerência Óptica

A TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT) é um exame não invasivo e de alta tecnologia, que permite diagnosticar com alta precisão doenças de retina, vítreo e nervo óptico. A resolução é superior ao ultrassom convencional e não exige contato ocular direto.

O OCT obtém medidas bem precisas da espessura da retina e diagnostica doenças que não são visíveis no exame de mapeamento de retina, como doenças degenerativas da mácula em fase muito inicial. Auxilia também na avaliação da escavação do nervo óptico em casos de GLAUCOMA. E é uma excelente alternativa para pacientes que não podem se submeter a exames realizados com uso de contraste endovenoso.

Como o Exame é Realizado

O paciente deve dilatar as pupilas para fazer esse exame, que é indolor e confortável. A permanência do paciente durante a realização do exame é breve totalizando geralmente não mais que 15-20 minutos para um exame bilateral.

O aparelho não encosta no olho, apesar de chegar a apenas alguns centímetros.

O paciente deve ficar com o olho imóvel, pois pequenos movimentos oculares ou lacrimejamento podem levar a repetição do exame inúmeras vezes e até mesmo, tornar-se inconclusivo.

De acordo com a visão do paciente, o método de fixação é selecionado: interno (fixação na lente ocular do aparelho pelo olho a ser rastreado) ou externo (fixação do olho contralateral), visando minimizar a movimentação durante o exame.

Orientações

O paciente deve comparecer com acompanhante, devido a dilatação da pupila.

Marque uma consulta com conosco (41) 3013-1121 ou envie uma mensagem
http://centrodavisao.com.br/contato/