Project Description

Cirurgia de Crosslinking de Córnea

O que é a Cirurgia de Crosslinking de Córnea?

A Cirurgia de Crosslinking de Córnea é um procedimento considerado bastante seguro para evitar a progressão do Ceratocone. Durante essa cirurgia (ou procedimento) temos a aplicação de radiação ultravioleta sobre a córnea embebida em vitamina B2. Através dessa técnica, obtém-se um fortalecimento do colágeno corneano, impedindo o remodelamento responsável pela evolução do ceratocone.

Como é a Cirurgia de Crosslinking de Córnea?

É um procedimento indicado para os casos de Ceratocone em progressão. Essa progressão deve ser constatada pela TOPOGRAFIA COMPUTADORIZADA repetida em alguns meses (geralmente intervalo de cerca de 6 meses). Porém, nem todos os portadores de ceratocone em progressão poderão realizar o procedimento, sendo cada caso analisado e estudado pelo médico de maneira minuciosa. Pacientes em estágios iniciais são melhores candidatos em comparação àqueles em estágios mais avançados do ceratocone.

A partir de qual idade se pode realizar a Cirurgia de Crosslinking de Córnea?

De acordo com os estudos científicos, a cirurgia de crosslinking de córnea é segura em qualquer idade. Portanto, não há idade limite para tal procedimento. No entanto, é incomum a ectasia corneana surgir em crianças com menos de 10 anos de idade. No entanto, quando há a doença em progressão (independente da idade) e respeitando-se os critérios de indicação, podemos e devemos fazer a cirurgia do crosslinking de córnea.

Como é o pós-operatório da Cirurgia de Crosslinking de Córnea?

No pós operatório da cirurgia de crosslinking o paciente fica com uma lente de contato gelatinosa para proteger e ajudar na cicatrização da córnea por cerca de 3 a 5 dias. A mesma é retirada após esse período pelo oftalmologista no consultório. No dois primeiros dias há um leve desconforto. Esse incômodo é totalmente tolerável com o uso de colírios e comprimidos prescritos pelo especialista logo após o procedimento. É recomendável o uso de óculos escuros para proteção da luz que costuma incomodar um pouco nos primeiros dias.

Como é a recuperação da Cirurgia de Crosslinking de Córnea?

Durante a recuperação após a cirurgia de crosslinking há um embaçamento visual que dura de uma a duas semanas, período no qual a córnea ainda está se remodelando e cicatrizando. Por volta de 30 dias após o procedimento, a visão já está praticamente igual a condição pré-operatória, podendo inclusive melhorar em cerca de 20 a 30% dos pacientes. É importante ressaltar que essa melhora da visão não deve de maneira alguma ser esperada pelos pacientes submetidos ao procedimento, uma vez que a função da cirurgia de crosslinking é evitar a progressão do ceratocone e de maneira alguma devemos esperar melhorias visuais. Utilizando-se do jargão popular, “o que vier é lucro”, tratando-se da melhora da visão associada ao crosslinking, uma vez que esse não é o seu intuito.

Com a Cirurgia do Crosslinking de Córnea minha visão vai melhorar?

O principal objetivo da cirurgia de crosslink de córnea é evitar que haja progressão do ceratocone, fazendo que o paciente não precise no futuro de um transplante de córnea. No entanto, apesar desse não ser o objetivo da cirurgia de crosslinking, em cerca de 20 a 30% dos pacientes pode haver uma melhora da visão.

O Crosslinking funciona?

Sim, com certeza. Estudos recentes comprovam uma estabilização e até mesmo uma regressão parcial do ceratocone e do astigmatismo em praticamente todos os pacientes submetidos ao crosslinking de córnea.

Para entender melhor sobre Crosslinking e solucionar
todas as suas dúvidas, entre em contato conosco:

(41) 3013-1121 ou http://centrodavisao.com.br/contato/