Degeneração Macular ou DMRI: você já ouviu falar sobre isso?
A Degeneração Macular Relacionada a Idade ou DMRI é o processo de “envelhecimento” da parte mais importante da retina.
Quando olhamos para um rosto, quando lemos ou assistimos TV, é esta área responsável pela visão central, pela nitidez e pelas cores que enxergamos.
Em algumas pessoas, geralmente após os 60 anos, a mácula começa a sofrer um processo degenerativo, piorando a visão central.
A DMRI pode ocorrer de duas formas principais:
- Forma seca: atrofia lenta e progressiva da retina;
- Forma úmida: sangramento ou vazamento de líquido subitamente embaixo da retina. Essa é mais agressiva e necessita tratamento precoce.
O diagnóstico é feito através dos exames de Angiografia e Tomografia de Coerência Óptica (OCT).
A boa notícia é que surgiram novas medicações, os antiangiogênicos (anti-VEGF), que tem a capacidade de diminuir os efeitos da DMRI e em muitos casos promover melhora parcial da acuidade visual. Depois do surgimento destes medicamentos muitas pessoas que perderiam a sua visão útil foram salvas.
O tratamento consiste na aplicação da medicação diretamente dentro do olho, através de uma agulha extremamente fina. Realizado por médico especialista em retina e anestesia com colírios, é indolor. Não é necessário internamento ou tampão.
O sucesso do tratamento depende de vários fatores. O mais importante deles é o diagnóstico precoce. Por este motivo procurar um oftalmologista especialista ao aparecimento dos primeiros sinais é essencial.
No próximo artigo vamos conversar sobre quem são as pessoas mais sujeitas a ter DMRI, quais os sinais e como se prevenir. Conhece alguém que pode precisar destas informações? Curta e compartilhe.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar suas dúvidas. Sou o Dr. Fábio Prado Sabbag, oftalmologista em Curitiba, e ficarei feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho.
Marque uma consulta com conosco (41) 3013-1121 ou
envie uma mensagem https://centrodavisao.com.br/contato/