Fotocoagulação a Laser
A FOTOCOAGULAÇÃO A LASER é um procedimento cirúrgico que envolve uma aplicação de luz intensa para queimar ou destruir estruturas intraoculares selecionadas, como podem ser os tumores ou vasos sanguíneos anormais.
Tratamentos com Fotocoagulação a Laser
A Fotocoagulação a Laser é utilizada no tratamento de diversas doenças da RETINA:
Retinopatia Diabética
A Diabetes descontrolada leva à proliferação desenfreada de vasos sanguíneos anômalos na RETINA, estágio da doença conhecida por Retinopatia Diabética Proliferativa. Por sua constituição anormal, são vasos finos e fracos que, ao sangrar, levam a prejuízo irreversível da visão. Nestes casos, a Fotocoagulação a Laser de Argônio é capaz de realizar a ablação desses neovasos, reduzindo seu crescimento e evitando novos sangramentos.
Degeneração Macular Relacionada à Idade
Apesar de indicada com menos frequência e ser substituída pelas Injeções Intravítreas em diversos casos, a Fotocoagulação a Laser também pode ser usada em situações específicas de Degeneração Macular, como no caso de pacientes que não respondem bem à terapia com drogas anti-VEGF intravítreas. Beneficiam-se os pacientes que apresentam a proliferação de vasos da coróide longe da fóvea, área central da RETINA que forma imagens com a maior nitidez.
Glaucoma
O Glaucoma caracteriza-se pelo aumento da pressão intraocular a níveis que podem lesionar o nervo óptico, que conduz o estímulo luminoso captado na RETINA até o cérebro. Em casos específicos de Glaucoma neovascular, a proliferação de neovasos pode ser controlada com a Fotocoagulação a Laser. O uso do laser ainda pode ser usado para reduzir diretamente a pressão intraocular (procedimento conhecido como Fototrabeculoplastia) ou reduzir o acúmulo do humor aquoso através da diminuição de sua produção e aumento da sua saída pela Ciclofotocoagulação.
Anemia Falciforme
Alguns portadores de Anemia Falciforme apresentam uma Retinopatia específica da doença, muito semelhante à Retinopatia Diabética, com proliferação de vasos sanguíneos anômalos e aumento das chances de Descolamento da Retina e Hemorragia Vítrea. Nesses pacientes, o uso da Fotocoagulação a Laser de Argônio parece ser eficaz na prevenção da perda visual e da Hemorragia Vítrea.
Exames eventualmente necessários para o controle do tratamento:
- Mapeamento de retina;
- Biomicroscopia;
- Retinografia fluorescente;
- Retinografia;
- Tonometria de aplanação.
Para entender melhor sobre Fotocoagulação a Laser e solucionar todas as suas dúvidas, entre em contato agora com nossos especialistas.
Marque uma consulta com conosco (41) 3013-1121 ou envie uma mensagem
https://centrodavisao.com.br/contato/